“Afinal porque é que damos tanta importância à arte?
Os artistas são respeitados pelos pobres, porque o que fazem é uma maneira honesta de saírem da merda, sendo eles mesmos o meio para atingir o fim. O dinheiro ganho prova, pura e simplesmente, o seu valor como artista. A alegria provocada por um quadro como o sol pendurado numa parede de prisão, é a prova que a beleza é possível, mesmo em condições desagradáveis. E esta é uma ideia bem diferente da teoria chique de que a arte é uma roubalheira. E nunca se poderá explicar para alguém que usa os dons de Deus para escravizar, que você usou os dons de Deus para ser livre.”
O texto acima foi retirado do filme BASQUIAT- Traços de uma Vida. Dir. Julian Schnabel; 1996.
Uma obra que nos mostra o drama da vida de um grande artista americano. Jean Michel Basquiat começou sua carreira de artista morando nas ruas de Nova York e se tornou nome importante da arte contemporânea. No período em que morava nas ruas, Basquiat conheceu o célebre Andy Warhol (David Bowie), Mostrou suas pinturas e conseguiu sua ajuda para entrar no mundo das artes. Mas sua trajetória, que incluía romances, drogas, rebeldia, crítica e desprezo ao dinheiro, terminou rapidamente com sua morte aos 27 anos em 1988.
A obra seguinte sem título pintada pelo artista aos 22 anos em 1982 foi exposta no leilão da CHRISTIE'S em 10 de maio de 2016 e arrematada em mais de 200 milhões (R$ 205.080.300,00 / US $ 57.285.000,00).
A casa Christie's conseguiu definir um novo recorde impressionante, com a venda deste. A obra superada apenas uma estimativa descrito pela imprensa como "mais de US $ 40 milhões", e vendido a um comprador asiático, em um recorde para o artista em leilão marca recorde anterior de Basquiat o qual foi criado pela Christie em maio de 2013, com a pintura seguinte, Dustheads.
Jean-Michel Basquiat, Dustheads (1982)
O comprador da obra de Basquiat foi revelado pela casa ser um empresário japonês de 40 anos Yusaku Maezawa, fundador da varejista de moda on-line Zozotown e a organização com sede em Tóquio Fundação Arte Contemporânea. Mr. Maezawa é avaliada em US $ 2,7 bilhões e atualmente classificado com a 17ª pessoa mais rica do Japão, de acordo com a Forbes.
"Quando me deparei com o trabalho em Nova Iorque de visualização do Christie, eu tinha uma conexão visceral imediato-lo. Generationally, eu respeito a cultura de Basquiat e a essência de sua história de vida ", disse o Sr. Maezawa em um comunicado. "Em vez de monetária ou o valor do investimento, eu senti que tinha a responsabilidade pessoal de cuidar desta obra-prima e preservá-lo para a próxima geração."
Acompanhem o resumo do evento, noite de Leilão na Christie's aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo!
Se quiser fazer contato por e-mail utilize:
antonio.beller@hotmail.com