Les Oreades Oil on canvas 1902 236 x 182 cm (92.91" x 71.65")
Palavras de Bouguereau:"A
teoria não tem lugar.... na educação básica do artista. São os olhos e as mãos que
devem ser exercitados durante os impressionáveis anos da juventude.... É sempre
possível mais tarde adquirir o conhecimento necessário para a produção de uma
obra de arte, mas nunca - e quero enfatizar este ponto - nunca a vontade, a
perseverança e a tenacidade de um homem maduro bastarão se a prática for
insuficiente. E pode haver angústia maior do que aquela sentida pelo artista
que vê a realização do seu sonho prejudicada por uma execução medíocre?"
Willian Adolphe Bouguereau (La Rochelle, 30 de novembro de 1825 - La Rochelle, 19 de agosto de 1905) foi um professor e pintor acadêmico francês. Com um talento manifesto desde a infância, recebeu treinamento artístico em uma das mais prestigiadas escolas de arte do seu tempo, a Escola de Belas Artes de Paris, onde veio a ser mais tarde professor muito requisitado, ensinando também a Academia Julian. Sua carreira floresceu no período áureo do academicismo, sistema de ensino do qual foi um ardente defensor e do qual foi um dos mais típicos representantes.
Para apreciar plenamente a Arte de Bouguereau é preciso professar um profundo respeito pela disciplina de desenho e a arte da tomada de imagem tradicional; da mesma forma deve submeter-se ao mistério da ilusão como um dos poderes mais característicos e sublimes da pintura. Vasto repertório de imagens lúdicas e poéticas de Bouguereau não pode deixar de apelar para aqueles que são fascinados com as aparências da natureza e com a celebração do sentimento humano franca e descaradamente expressa.
Mas continuamos a entender, que de muitas maneiras o estilo de Bouguereau é único, exatamente o que o artista tenta representar. Embora Bouguereau foi classificado por muitos autores como um pintor realista, devido à natureza fotográfica aparente de suas ilusões, de outro modo tem pouco em comum com outros artistas pertencentes ao movimento realista. À Bouguereau considera-se seus gostos eclético, e seu trabalho, de fato apresenta características peculiares ao Neo-classicismo, romantismo e Impressionismo, bem como ao realismo. Dentro destas categorias, talvez o pintor seja melhor entendido como um Realista Romântico, mas também seria bastante justificada, neste caso, na elaboração de uma escola inteiramente nova de pintura e rotulando-o primeiro, a quintessência Photo-idealista.
A designação é também em que, apesar de Bouguereau nunca ter trabalhado de fotógrafo, recolhia observações fotográficas em tempo real, observações da natureza com uma consciência aguda das qualidades da luz inerente à imagem fotográfica. As raras exceções são alguns retratos, geralmente de assuntos póstumos, que são facilmente identificáveis como derivadas fotográfias que exibem um achatamento atípico e colocam Bouguereau e seus colegas acadêmicos praticarando um método de pintura que tinha sido desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos séculos, a fim de trazer à vida cenas vívidas imaginadas de história, literatura e fantasia.
Fonte: https://www.artrenewal.org/
Para apreciar plenamente a Arte de Bouguereau é preciso professar um profundo respeito pela disciplina de desenho e a arte da tomada de imagem tradicional; da mesma forma deve submeter-se ao mistério da ilusão como um dos poderes mais característicos e sublimes da pintura. Vasto repertório de imagens lúdicas e poéticas de Bouguereau não pode deixar de apelar para aqueles que são fascinados com as aparências da natureza e com a celebração do sentimento humano franca e descaradamente expressa.
Mas continuamos a entender, que de muitas maneiras o estilo de Bouguereau é único, exatamente o que o artista tenta representar. Embora Bouguereau foi classificado por muitos autores como um pintor realista, devido à natureza fotográfica aparente de suas ilusões, de outro modo tem pouco em comum com outros artistas pertencentes ao movimento realista. À Bouguereau considera-se seus gostos eclético, e seu trabalho, de fato apresenta características peculiares ao Neo-classicismo, romantismo e Impressionismo, bem como ao realismo. Dentro destas categorias, talvez o pintor seja melhor entendido como um Realista Romântico, mas também seria bastante justificada, neste caso, na elaboração de uma escola inteiramente nova de pintura e rotulando-o primeiro, a quintessência Photo-idealista.
A designação é também em que, apesar de Bouguereau nunca ter trabalhado de fotógrafo, recolhia observações fotográficas em tempo real, observações da natureza com uma consciência aguda das qualidades da luz inerente à imagem fotográfica. As raras exceções são alguns retratos, geralmente de assuntos póstumos, que são facilmente identificáveis como derivadas fotográfias que exibem um achatamento atípico e colocam Bouguereau e seus colegas acadêmicos praticarando um método de pintura que tinha sido desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos séculos, a fim de trazer à vida cenas vívidas imaginadas de história, literatura e fantasia.
Fonte: https://www.artrenewal.org/
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