segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Dia Mundial do Gato - Deusa Bastet


Deusa Bastet
Dimensões: 30 x 38 cm
Material: alumínio
Técnica: Metaloplastia


Comemorado anualmente em 17 de fevereiro, o Dia Mundial do Gato foi criado por uma instituição italiana para incentivar a adoção dos felinos no país, que ao longo dos anos conscientizou e  se propagou em  outros países. E coincidentemente nas últimas semana recebi a proposta de criar uma obra baseada no tema: Deusa Bastet.

Bastet tinha corpo de mulher e cabeça de gato, considerada pelos egípcios uma divindade solar. Deusa da fertilidade da proteção.



A obra criada com base na mitologia egípcia contempla no seu centro a Deusa Bastet com duas estatuetas de gato, uma em cada lado e em seus pedestais gravações em hieróglifos egípcios simbolizando proteção e muitos outros significados positivos. A Deusa segura um instrumento musical chamado de sistro, este era utilizado em rituais e canções pelas mulheres da nobreza e sacerdotisas. A mão de Bastet que segura o sistro caracteriza apontar para um besouro posto em um dos pedestais. O símbolo besouro também chamado de Escaravelho, faz relação ao Deus Rá ou Deus do sol criador de todos os deuses.




Um pouco mais sobre a Deusa:

Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.

Presente no panteão desde a época da II dinastia. Bastet era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o instrumento musical sagrado sistro. Algumas vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Também podia ser representada como um simples gato.

Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de uma leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.

O seu centro de culto a Bastet estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles.

Os gatos no antigo Egito eram muito reverenciados, em parte devido à sua capacidade de combater os parasitas, como ratos, ratazanas - que ameaçavam o abastecimento de alimentos-chave - e cobras. Gatos da realeza foram, em alguns casos, conhecidos por ser vestidos com joias de ouro e foram autorizados a comer dos pratos de seus donos.

No templo de Per-Bast muitos gatos foram encontrados mumificados e enterrados, muitos ao lado de seus donos. Mais de 300 mil gatos mumificados foram descobertos quando templo de Bast em Per-Bast foi escavado. A principal fonte de informações sobre o culto de Bast vem do historiador Heródoto, que visitou Bubastis volta de 450 a.C., durante o auge do culto. Ele equiparou Bastet com a deusa grega Artemis. Ele escreveu extensivamente sobre o culto. Turner e Bateson sugerem que o estado do gato foi aproximadamente equivalente ao da vaca em Índia moderna. A morte de um gato podia deixar uma família em luto grande e aqueles que podiam os teria embalsamado ou enterrados em cemitérios de gato - apontando para a grande prevalência do culto de Bastet. Enterros extensos de restos de gato foram encontrados não só em Bubastis, mas também em Beni Hasan e Saqqara. Em 1888, um fazendeiro descobriu uma trama de muitas centenas de milhares de gatos em Beni Hasan.

Obrigado pela leitura!
Compartilhe cultura!
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize:
antonio.beller@hotmail.com